O Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina, chega ao seu último fim de semana prometendo encantar ainda mais os turistas e moradores da cidade mais alta do Brasil com uma programação recheada de atrações gratuitas. O festival, que começou no dia 29 de junho, já ofereceu diversas apresentações, incluindo a apresentação de músicos internacionais, e continuará surpreendendo até o encerramento.
Na sexta-feira, 26, às 20h30, a Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia se apresentará no Auditório Claudio Santoro. Mais cedo, às 19h15, Paloma Pitaya e Daniel Grajew tocam violino e piano no Hotel Toriba, executando obras de Beethoven, Debussy e Chick Corea na Sala da Lareira.
No sábado, 27, às 11h, a Orquestra Sinfônica de Guarulhos, acompanhada dos alunos de regência, se apresentará no Parque Capivari. Às 16h, será a vez da São Paulo Big Band mostrar seu repertório no mesmo local. Às 17h, o Núcleo de Música Antiga do Centro Ambiental Edoardo Bonetti (CAEB), de São José dos Campos, realizará uma apresentação na Capela do Palácio Boa Vista.
No último dia do festival, domingo, 28, às 11h, o grupo Camaleon Bassoons, com a participação do fagotista Afonso Venturieri, se apresentará na Capela do Palácio Boa Vista. Às 16h30, o Coral da Fundação Lia Maria Aguiar, regido por Luana Barros, mostra o seu talento no Hotel Toriba. As apresentações no hotel acontecem de forma paralela à programação oficial e informações sobre o festival podem ser obtidas pelo [email protected].
Música nos parques
Além do Festival de Inverno, Campos do Jordão ofereceu ao longo do mês de julho diversas atividades paralelas, com atrações para todos os gostos. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade é um dos destinos mais procurados no inverno. Para brindar a vinda dos cerca de 1,5 milhão de turistas esperados até o final da temporada, Campos do Jordão preparou uma série de atrativos que complementam a programação cultural do festival.
Nesta sexta-feira, das 10h às 16h, acontece no Parque da Lagoinha a última edição da Feira do Empreendedorismo Regional Sustentável do mês de julho. A próxima edição já está confirmada para o dia 10 de agosto. A comunidade é convidada a prestigiar os empreendedores regionais e aproveitar o evento com a família.
No sábado e no domingo, a Banda Mississipi Jazz fará apresentações em horários alternativos, no Parque Capivari.
E o Parque Estadual de Campos do Jordão também terá uma programação diferenciada no último fim de semana de julho, com a Feira de Produtores Locais, prevista para domingo, das 9h às 18h, onde os visitantes terão a oportunidade de explorar e adquirir uma variedade de produtos artesanais locais. Durante o evento, a música ao vivo de Leo Schmidt proporcionará um ambiente ainda mais agradável, com apresentações programadas das 14h às 18h.
Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner, do lado do Auditório Cláudio Santoro, também tem tido uma programação repleta de atividades. Uma delas é o “Projeto Pôr do Sol”, que, desde o início de julho, tem levado para o mirante shows musicais dos mais variados estilos.
Nesta sexta, a partir das 16h30, a banda Sonora apresenta o show “Sonora – Capital Inicial Cover”, com os grandes sucessos do grupo brasiliense, dentro do Projeto Pôr do Sol. O projeto teve início em 2019 e vem representando Campos do Jordão em cidades do Vale do Paraíba, litoral paulista e região do Grande ABC.
E encerrando o Projeto Pôr do Sol, o cantor Chris Tavares, cuja voz se enlaça com as melodias da música brasileira, prepara para domingo, às 16h30, um show que celebra a rica herança musical do Brasil. A entrada é gratuita e as cortesias serão liberadas a partir das 15h.
Festa da Cerejeira
O fim de semana também será animado no Parque da Cerejeira, com a tradicional Festa da Cerejeira, que entra em seu segundo fim de semana. No sábado, tem apresentação de grupos regionais e o 2º Sakura Anime Show às 12h. Outro destaque é o Anime Karaokê às 15h30. No domingo tem shows de dança típica ao longo do dia.
Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou no local e custam a partir de R$ 25 para meia-entrada, beneficiando idosos, estudantes, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda, professores e funcionários de escolas públicas, além dos moradores de Campos do Jordão. A entrada inteira custa R$ 50 e há também opções disponíveis para grupos e excursões.
Rafael Marcandali, diretor do consórcio Campos do Jordão, destaca o quanto as programações culturais têm tornado o turismo em Campos do Jordão ainda mais atrativo: “Estamos com uma programação diversificada e envolvente que agrada a todos os gostos e proporciona uma experiência rica e completa aos nossos visitantes. Cada atividade cultural foi cuidadosamente planejada para refletir a essência vibrante de Campos do Jordão e celebrar a presença dos turistas. Desejamos que todos possam desfrutar de momentos memoráveis durante sua visita e que os moradores da cidade também aproveitem as oportunidades de lazer”.