O Movimento Supera Turismo Brasil e o Consórcio Aproveite Campos do Jordão realizaram na terça-feira, 20, no Espaço Tour House em São Paulo, o evento de lançamento da campanha “Uma força para o RS – Campos do Jordão ajuda Gramado”. O encontro reuniu diversas personalidades do setor turístico com o objetivo de angariar fundos para a cidade de Gramado, que continua sofrendo uma queda significativa na atividade turística após a tragédia climática de maio, impactando a economia local.
O evento contou com a presença de líderes, como Carlos Prado, fundador do Supera Turismo RS; Enzo Arns, presidente do Gramado, Canela Convention & Visitor Bureau Região das Hortênsias; Toni Sando, presidente da Unedestinos; Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa; Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Campos do Jordão; e Marcelo Richtmann, membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão e coordenador do projeto.
Carlos Prado destacou os três principais objetivos da campanha: “Nós do Supera Turismo, junto a Campos do Jordão, estamos iniciando um projeto diferenciado. Com a união de pessoas fantásticas, trabalhamos para compartilhar informações, minimizar a perda de empregos e apoiar o turismo, essencial para a economia brasileira”, comentou.
Marina Figueiredo ressaltou a importância da continuidade desse apoio: “Reativamos o movimento Supera Turismo Brasil porque, no início, não tínhamos como agir sozinhos. O Brasil todo se uniu e é essencial que continuemos a apoiar essas necessidades. O Supera tem a missão de ajudar e fortalecer o turismo em destinos importantes como Gramado. Neste momento, precisamos mostrar que estamos juntos e que a cidade está pronta para receber turistas”, afirmou.
Enzo Arns, reforçando a necessidade de apoio a Gramado, destacou o impacto da crise: “Em maio, enfrentamos uma queda de 90% no número de clientes em relação ao habitual, o que afetou gravemente nossa principal temporada. Agora, precisamos do apoio, especialmente da mídia, para comunicar que Gramado está pronto para receber a todos. Dependemos da nossa temporada de verão e do Natal para mostrar que estamos aqui para abraçar e receber seus visitantes”, destacou.
Sidney Isidro, por sua vez, enfatizou a união entre as cidades: “Decidimos apoiar nossa cidade-irmã, Gramado. Unimos o trade turístico de Campos do Jordão em uma ação conjunta, envolvendo todas as associações locais e empresários, para fortalecer o turismo de montanha no Brasil”, disse.
Marcelo Richtmann expressou sua esperança de que a campanha seja exemplo para outros lugares: “Espero que essa iniciativa inspire outras cidades a revitalizar o turismo no Rio Grande do Sul. Gramado está pronto para receber visitantes e precisamos lembrar que o turismo envolve toda uma cadeia econômica. A cooperação entre Campos do Jordão e Gramado mostra a força do setor em superar desafios. Com união, geramos empregos e desenvolvimento, e, juntos, estaremos aqui no próximo ano para comemorar”, disse.
A campanha marca um esforço contínuo para apoiar Gramado durante um período crucial, com a duração dessa mobilização no mínimo até o final do ano, reforçando o compromisso com a recuperação da cidade e do turismo na região.
Para aqueles que desejam contribuir ou saber como participar, basta acessar o site www.umaforcaprors.com.br.
Sobre o Movimento Supera Turismo BrasilO Movimento Supera Turismo Brasil é um trabalho voluntário de empresários e profissionais do turismo, que surgiu na pandemia e tem como principais objetivos apoiar a superação e o desenvolvimento do turismo com segurança. Encerrado em 2022, o movimento retoma suas ações para apoiar o turismo no Rio Grande do Sul.
Sobre o Consórcio Aproveite Campos do JordãoO município de Campos do Jordão, situado no lado paulista da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, por meio de um pool de associações locais, criou o Consórcio Aproveite Campos do Jordão. A cidade é considerada a mais alta do Brasil, apropriada para celebrar os melhores momentos e aproveitar o clima com estilo e requinte. O destino de natureza acolhe com maestria seus moradores e visitantes. Os eventos são catalisadores e também uma vitrine da região, que oferece uma atmosfera de sofisticação, lazer e prazer nas montanhas.