Quem pensa que Campos do Jordão é apenas um destino para as férias de julho está enganado. A cidade, que já é conhecida por seu charme durante todo o ano, se destaca ainda mais na reta final do inverno, oferecendo experiências que vão muito além das baixas temperaturas. E essa popularidade não é por acaso: uma pesquisa da Decolar apontou Campos do Jordão como um dos 10 destinos nacionais mais procurados para viagens no segundo semestre de 2024. Isso só comprova que a cidade continua sendo um lugar desejado por turistas, especialmente por aqueles que querem aproveitar o frio com estilo e conforto. E olha que temperatura baixa não falta, nem mesmo quando durante o dia os termômetros sobem! Se você ainda não visitou Campos neste inverno, aqui estão cinco motivos que tornam essa visita imperdível.
1 – Curtir o frio com casaco, touca, cachecol e lareira
Campos do Jordão é o lugar perfeito para sentir o inverno em sua essência. Mesmo em um ano de La Niña, quando o frio não foi tão intenso em muitas regiões do país, a cidade registrou temperaturas baixíssimas, chegando a -3,7 C na madrugada de 27 de agosto. Há sempre oportunidades para usar roupas, sapatos e acessórios de frio. Além disso, os dias claros e ensolarados do inverno embelezam ainda mais os cenários, ideais para fotos no teleférico do Parque Capivari ou no mirante do Museu Felícia Leirner, onde o pôr do sol é simplesmente deslumbrante.
2 – Contato com a natureza
A natureza é parte essencial do encanto de Campos do Jordão. Mesmo na região mais badalada da cidade, os visitantes encontram cenários emoldurados por áreas verdes. O Parque da Lagoinha, com suas atividades educativas e ambientais, é um ótimo exemplo. O Parque Estadual, mais conhecido como Horto Florestal, é o endereço ideal para a observação de pássaros. Outros parques, como o Capivari, Tarundu, Amantikir e da Cerejeira, oferecem inúmeras opções de lazer, como passeios de bicicleta, sempre em contato direto com a natureza. São paradas obrigatórias para respirar ar puro e aproveitar momentos de lazer.
3 – Lugares convidativos para tomar vinho
Campos do Jordão é o destino certo para quem aprecia um bom vinho. Seja em um ambiente romântico para casais ou em uma reunião de amigos e familiares, a cidade possui hotéis e restaurantes com adegas invejáveis. A adega do Hotel Boutique Quebra-Noz, por exemplo, conta com mais de 300 rótulos de diferentes partes do mundo. O Restaurante Vila Chã, homenageado com o Grande Prêmio de Excelência do Prêmio Melhores do Ano 2023 da Revista Prazeres da Mesa, também é uma excelente escolha, com quase 390 rótulos de vinhos, muitos deles de importação exclusiva. Vale também fazer uma visita aos restaurantes do Hotel Toriba, conhecidos pela diferenciada carta de vinhos.
4 – Atrações culturais encantadoras
Mesmo após o término do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão, que em julho agitou a cidade com belas apresentações de música clássica, as atrações culturais continuam em alta na cidade. O Museu Felícia Leirner oferece uma programação diversificada, como o projeto “Família no Museu”, com atividades para todas as idades, e o “Domingo Musical”, com entrada gratuita. A Casa do Lajeado, com exposições de artistas locais, e o Museu Casa da Xilogravura, com mais de 8 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, também são visitas obrigatórias para quem aprecia arte e cultura.
5 – Boa gastronomia para todos os gostos e bolsos
O inverno é a melhor estação para aproveitar a rica gastronomia de Campos do Jordão. A cidade é conhecida por sua truticultura, que se associa ao turismo e à economia local, oferecendo pratos deliciosos em diversos restaurantes. Além dos fondues e caldos tradicionais da estação, os chocolates de alta qualidade merecem paradas estratégicas. Entre os endereços para quem ama a iguaria estão as lojas do Cacau de Campos e do Bruno Alves Chocolatier.. Não deixe de experimentar também as delícias que fazem muito sucesso, como o strudel da Struderia Café da Elaine, e as geleias artesanais do Mosteiro de São João.. Sabores que aquecem o coração e garantem deliciosas memórias afetivas.