A primeira edição do Festival Internacional de Fotografia: Campos de Luz movimentará Campos do Jordão entre os dias 18 e 20 de outubro. O renomado fotógrafo, retratista e escritor, membro da Academia Paulista de Letras, Marcio Scavone, criou este encontro anual com uma programação intensa na cidade que adotou para morar, justamente no ano em que ela completa 150 anos de existência.
O evento, com acesso gratuito em todas as atividades, terá como endereço o Auditório Claudio Santoro, junto ao Museu Felícia Leirner, com palestras audiovisuais de fotógrafos e curadores, workshops, projeções dos fotógrafos convidados e das fotos selecionadas na convocatória feita para fotógrafos de todo Brasil.
Na constelação de convidados para participarem do festival destacam-se fotógrafos, curadores, escritores, músicos, cineastas, designers, editores e pensadores da fotografia, como Agnaldo Farias, Maria Adelaide Amaral, Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Maria Alice Arida, Rubens Fernandes Jr, Walter Firmo, Paulo Vitale, Ignácio de Loyola Brandão, Nana Moraes, Miguel Del Castillo (curador do Instituto Moreira Sales), Cassio Vasconcelos, Lucas Lenci, Ale Ruaro, Marcelo Greco e Helena Rios, Seth Byrd, Eder Chiodetto, Luiz Garrido entre outros.
“Campos do Jordão me escolheu desde a infância. Vim pela primeira vez com meus pais nos anos 1960, e a intensidade do azul do céu me marcou profundamente. Passei a vida frequentando a região e, durante a pandemia, acabei ficando de vez. Encontrei minha paz aqui. Como fotógrafo, minha maior felicidade é trabalhar, seja criando imagens ou editando livros. Por isso, realizar um festival de fotografia aqui era um sonho antigo que agora estou concretizando”, comenta Scavone.
Com foco em oferecer uma experiência visual emocionante e enriquecedora, o artista destaca a importância de resgatar a essência da fotografia como forma de arte e expressão. “A porta de entrada deste festival será o olhar. A ideia é trazer a boa fotografia para Campos do Jordão. O festival busca valorizar essa área como arte. Durante três dias, vamos oferecer uma experiência única, como um espetáculo visual com fotógrafos, curadores e pensadores, tudo em um ambiente inspirador”, complementa.
“Floresta de Retratos”Em paralelo ao festival e inspirada na série de retratos produzidos por Scavone que compõem o livro “Floresta de Retratos”, acontece no Palácio Boa Vista exposição homônima de outubro de 2024 a fevereiro de 2025. Com curadoria de Rachel Vallego, a mostra promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo propõe uma discussão sobre a relação entre população e território, ser humano e natureza a partir dos retratos de moradores de Campos do Jordão feitos por Scavone.
O lançamento do livro “Floresta de Retratos” acontece no encerramento do Festival Campos de Luz, dia 20 de outubro, as 11h. A edição conta com registros fotográficos que Scavone fez dos jordanenses ao longo do ano, acompanhados de texto enriquecedor e sensível de Ignácio de Loyola Brandão, romancista, cronista e membro da Academia Paulista de Letras e Academia Brasileira de Letras. O evento será aberto com uma projeção em vídeo de todos os retratados, com trilha sonora ao vivo executada pelo violinista e compositor convidado Seth Byrd e pelo pianista e maestro Antonio Luiz Barker, diretor artístico no Toriba Musical.
“A ideia de fazer 150 retratos surgiu quando soube que Campos do Jordão completaria 150 anos. Busquei capturar a essência de pessoas que impactam a região, cultural e economicamente. O projeto, que começou em meu estúdio, se transformou em uma conexão profunda entre o fotografado e eu, onde o retrato é um espaço compartilhado. Decidi que seriam 150 imagens de árvores como cenário e 150 pessoas fotografadas, simbolizando a vida e a história deste local. Meu projeto cresceu organicamente, passando desse número. Será um corte transversal na comunidade, desde o jardineiro ao arquiteto, da chef de cozinha ao catador de pinhão e do historiador ao contador de histórias”, destaca Scavone.
Importância econômicaO setor privado da cidade também está ansioso para a movimentação deste projeto. “Adotei Campos do Jordão como meu lugar de investimento por sua maravilhosa combinação de conforto, cultura, boa gastronomia, entretenimento e natureza. O festival será o evento principal de outubro, oferecendo conteúdo, cultura, beleza e estética, e queremos que todos os apreciadores da fotografia venham para cá durante esses dias”, comenta Aref Farkouh, arquiteto, hoteleiro, sócio-diretor do Hotel Toriba e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.
“Ter o Marcio aqui é uma grande oportunidade, sobretudo pelo seu vasto conhecimento e paixão pela Mantiqueira. O festival é mais uma realização que valoriza nossa arte e cultura, ele traz o que temos de melhor. Este encontro marcará a história desde sua primeira edição e tenho certeza de que será um sucesso”, destaca Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Campos do Jordão, diretor do Hotel Boutique Quebra-Noz e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.
Logotipo
O logotipo do festival é uma criação minimalista e impactante. Fernanda Saboia, designer que desenvolveu a arte, brinca com elementos visuais que remetem à fotografia, como tripés e feixes de luz, criando uma sensação de movimento e foco. As letras do nome “Campos de Luz” estão dispostas de forma fragmentada e espaçada, simbolizando a dispersão e a captura da luz – um conceito central para a celebração. A tipografia moderna e limpa reforça a sofisticação e o profissionalismo do festival.
De acordo com Scavone, o tripé fotográfico (símbolo do festival) é o único equipamento usado por um fotógrafo que nunca mudou nestes quase 200 anos de história da fotografia. Este mesmo tripé sustenta os valores a serem plantados em Campos do Jordão, como a relevância cultural para o calendário da cidade, impacto positivo na comunidade e no turismo e a solidez de uma iniciativa que chega para ficar.
Para mais informações e inscrições nos eventos da programação, acesse o site oficial do festival (link).
Serviço
“Campos de Luz – Festival Internacional de Fotografia de Campos do Jordão”Três dias de ações gratuitas direcionadas à fotografia, vídeo e cinema com um grande elenco de convidados que se alternam no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão.
:: Exposição “Floresta de Retratos”
Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo
Curadoria: Rachel Vallego
Data: 17 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
Local: Palácio Boa Vista
Endereço: Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001 – Jardim Dirce, Campos do Jordão
Entrada: Gratuita
Mais informações por meio do site www.acervo.sp.gov.br
:: Lançamento do livro comemorativo dos retratos “Floresta de Retratos” e vídeo especialmente produzido para ilustrar o projeto.
Data: 20 de outubro de 2024, 11h
Local: Auditório Claudio Santoro
Endereço: Av Dr Luis Arrobas Martins, 1880 – Campos do Jordão
Inscrições (gratuita): https://festivalcamposdeluz.com.br/produtos/credenciamento-gratuito